quinta-feira, 3 de março de 2011

Comentários Coca-Cola for Everyone

Olá, a seguir ao Carnaval vamos dar um pequeno módulo de tradução e publicidade, baseado nas várias versões do anúncio Coca-Cola for Everyone, para cujos vídeos encontram os links no início da barra lateral direita. Com o que já sabem sobre problemas e estratégias de tradução, sirvam-se deste espaço para comentar mudanças que achem significativas entre as várias emissões do anúncio.

Um comentário:

  1. Boa Noite colegas.

    Outro dia, durante a aula sob a temática dos anúncios da Coca-Cola surgiu a questão da "adaptação" de certos conteúdos a diferentes culturas. Quanto a isto pouco tenho a dizer, de referir apenas a importância dos mesmos para a melhor compreensão e aceitação por parte do receptor/leitor/espectador, assim como para evitar eventuais mal intendidos, como alguns que passarei a referir. No mundo automóvel (e pegando assim no caso do anúncio da conceituada marca, FIAT, que os colegas analisaram), temos alguns exemplos quer nacionais, quer além-fronteiras, ora vejamos. O OPEL "Ascona", conhecido carro da década de 70 e 80 em Portugal, ficaria apenas conhecido por "1604" devido à semelhança com um palavrão.
    No caso do MITSUBISHI "Pajero", trata-se um caso mais bicudo. O popular veiculo todo-o-terreno (cuja produção começou em finais do séc. passado) tem na origem do seu nome a expressão "paja", conceito automóvel proveniente da Argentina nos anos 40, que significava veiculo que andava sobre palha (ou paja), tida como um terreno irregular. A expressão criou algumas dificuldades em países hispânicos, onde em grande parte destes, "pajero" é o sujeito que tem ou faz pajas (castelhano para palhas ou masturbar-se). Pode ter também outros significados nos seguintes paises:
    * Colômbia - Paja significa mentira;
    * Chile - Significa tanto masturbação como sémen;
    o Pajero pode também ser tonto e preguiçoso - ocorre devido um mito espanhol, totalmente anti-científico, de que a masturbação causa debilidade mental e cansaço crónico.
    * Peru - masturbação feminina. (FONTE: Wikipedia)
    Para terminar, recordo-me também de um conhecido modelo da TOYOTA, o "MR2", teve de mudar o seu nome em Fraça devido às semelhanças com o palavrão.
    Na esperança de não ter ferido quaisquer susceptibilidades em nome da curiosidade, fica aqui o meu comentário.

    Atentamente
    FILIPE MALAQUIAS

    ResponderExcluir