quinta-feira, 24 de março de 2011

Aula de 07/04: Tradução num Mundo Digital

Guião 1, primeira parte (Rui Costa e Ricardo Boavista):

1. O que é a localização web?

2. Que novas possibilidades oferecem à tradução os suportes digitais?

3. Comente a frase: “language continues to be a principal obstacle to full globalization”

4. Escolha três termos do glossário oferecido pelos autores, investigue um pouco mais sobre eles, e especule sobre as suas implicações para a actividade de tradução.
 

Guião 2, segunda parte (Yona Silva e Marta Ferreira)


1. Defina o que é o modo CMC e McEnglish:

2. Procure explicar sucintamente as alterações de paradigma previstas no quadro 9.1., ou expresse as suas dividas relativamente às que não percebe.

3. Por que razão se prevê, no futuro digital da tradução para os média, uma crescente mistura dos conceitos de tradução e interpretação?

4. Em que é que o trabalho de um teletradutor difere do de um “tradutor da velha escola”?

Um comentário:

  1. Ricardo Boavista nº 35935.
    Professora, fui informado pelo Sr. Rui Costa que ele não deseja fazer parte do grupo e que eu nesse caso deveria fazer o trabalho sozinho e informar a senhora.
    Tentei imediatamente comunicar o Sr. Costa mas ele não parece estar contactável, logo não consigo estabelecer dialogo com ele.

    amanhã tentarei contacta-lo de novo na esperança que esta situação se resolva. Nesse caso peço-lhe encarecidamente que desacredite esta mensagem.

    Saliento que esta mensagem surge apenas das informações que disponho neste momento e que o Sr. Rui deve ter a oportunidade de defender as suas razões. Amanhã farei mais uma tentativa de comunicar com o Sr. Costa e espero que tudo se resolva, pois desejo muito que o grupo se mantenha. Caso isso não aconteça eu irei realizar e apresentar o trabalho sozinho se a professora permitir.

    Lamento imenso da minha parte esta falha.

    Com atenção.
    Ricardo Boavista.

    ResponderExcluir